style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Renan Mattos (Diário)
As duas mil doses da vacina pentavalente disponibilizadas pelo Ministério da Saúde devem chegar na sede da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) no começo da tarde de desta terça-feira. O quantitativo ainda é insuficiente para sanar a demanda reprimida existente por causa da falta de vacina, que atingiu todo o país ainda no ano passado - entre junho e dezembro, a oferta esteve irregular devido a problemas com o fornecedor. Em Santa Maria, as doses acabaram na primeira quinzena de dezembro.
VÍDEO: Santa Maria inaugura ambulatório para pessoas trans
De acordo com o órgão, o cálculo sobre as doses que cada cidade deve receber será feito proporcionalmente à população. O número de doses que serão encaminhadas para os 32 municípios de abrangência da 4ª CRS deve ser concluído nesta terça pela manhã. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a retirada de vacinas, a distribuição de doses aos municípios e a forma de atualização das carteirinhas dependem da logística e autonomia de cada regional e dos municípios.
MP abre procedimento para apurar mortes por infecção em Santa Maria
Até o momento, a prefeitura ainda não foi informada oficialmente sobre a chegada das doses da vacina em Santa Maria. Mensalmente, o executivo deveria receber cerca de mil doses, que são repassadas a todas as UBSs. Porém, em alguns meses de 2019, a quantidade repassada foi inferior. Em agosto do ano passado, a prefeitura recebeu 500 doses. Em outubro, mais 300, e, em novembro, 800 doses. Em dezembro, no entanto, a vacina pentavalente não foi enviada, e as doses estão em falta desde então.